29 de nov de 2010

Passo a passo para conseguir um emprego

Por Carlos André
Leia até o fim. Gaste 30 minutos, e ganhe 300 oportunidades...

Amigos,

Não serei mais um copiando as sugestões já batidas da internet. Se você já tentou a maioria e ainda não conseguiu recolocação no mercado, provavelmente deve existir alguma coisa errada nesse processo. Partindo do pressuposto que você já tenha conhecimentos básicos de como fazer seu marketing pessoal, vou relatar aqui o meus métodos para conseguir uma boa e rápida colocação.

Seguindo essas dicas fielmente poderá conseguir um emprego em até 15 dias, e mesmo se as seguir parcialmente, aumentará em muito suas possibilidades. Olha, sei que parece aqueles “papos furados” de quem está querendo vender um produto, mas preste atenção que não estou ganhando nada com isso aqui, pelo contrário, estou passando o “pulo do gato” pra você. E a única coisa que quero é saber que usei meu conhecimento para ajudar alguém, então me agradeça tentando acompanhar firmemente a proposta abaixo e certamente será bem sucedido no emprego que procura.

Bom, agora chega de delongas e mãos à obra!

Você deve seguir todas as regras abaixo:

Antes vamos dividi-las em 03 partes:

A.    Como criar sua rotina diária e qual a sua importância
B.     Como marcar entrevistas
C.     Como passar em entrevistas e dinâmicas de seleção


A.   Como criar sua rotina diária e qual a sua importância

1.      Dedicação - Primeiro você precisa entender que deve dedicar tempo integral a essa atividade. Se realmente quer conseguir seu sonhado emprego é preciso utilizar TODO o horário comercial, isso mesmo, de seg a sex das 09h às 18h tirando 01 hora de almoço. Esse é seu compromisso. Pense que sua função atual é a de consultor pessoal de empregos de você mesmo. E para não falhar no seu novo cargo deve policiar-se. Você já viu que não adianta só enviar alguns currículos e ficar, como milhares fazem, aguardando o telefone tocar ou algum outro milagre acontecer. Isso não é dica, é regra! Se você utiliza em média 40 minutos por dia enviando currículos, ao dedicar 08 horas você já aumentará mais de 12 vezes suas chances. Somando a carga horária às técnicas aqui descritas o aumento poderá ser de 40 vezes.

2.      Agenda - Organize uma agenda com sua programação de tarefas para toda a semana como contato com empresas, acompanhamento de processos, roteiro de visitas, e atividades ligadas à sua nova função de consultor de emprego. Uma sugestão é utilizar a agenda do Google, ela é perfeita, de fácil utilização e visualização e ainda te lembra dos compromissos com pop-ups Veja um modelo na imagem abaixo:
Google Agenda - Modelo fictício
3.      Preparação - Preste atenção, acabou a era de visitar empresas, entregar currículo em mãos, e coisas do tipo. Isso está muito obsoleto e não funciona mais, exceto em raríssimas exceções. Por isso, chega de ficar lotando as empresas com toneladas de papéis de currículos contendo arquivos que poderiam caber até num simples pen drive. Hoje todo o processo de procura por emprego deve ser feito utilizando a internet e o telefone tornando muito mais prático e barato para as empresas e os candidatos.

E para quem mora no RJ e em alguns estados, a ferramenta que tem proporcionado a maior parte das contratações atualmente é o Yahoo Groups, provavelmente você já conhece ou ouviu falar (grupos que divulgam centenas de vagas de empresas, diária e gratuitamente por e-mail). Até o momento essa ainda é a melhor forma de conseguir ser chamado, e acredite em mim, se você já usa e não está dando certo, precisa analisar melhor o que está acontecendo. Abaixo verá mais informações de como ser chamado.

Quando eu aplicava treinamentos no SRE (Serviço de Recursos de Empregos) sempre incentivava os participantes a cadastrar-se seguindo as regras e vi muitos resultados positivos. A regra nesse caso é cadastrar-se nos grupos sugeridos abaixo e acompanhar diariamente como parte de sua agenda.

Para receber as vagas, você deve criar uma conta do Yahoo-link após isso, clique nos grupos abaixo e entre naqueles que desejar. Na hora de configurar o recebimento de e-mails peça como “resumo diário”, caso contrário, estará lotando muito a sua caixa de e-mails. Como são centenas de vagas diárias, crie uma conta só para esse propósito e verifique as vagas diariamente:
Após cadastrar-se, receberá centenas de vagas em sua caixa de e-mail, daí é só separar as vagas que tenham seu perfil, faça isso diariamente.
Alguns dos problemas que acontecem nesses grupos é a enorme quantidade de currículos enviados para vagas fora do perfil. Por exemplo, divulgam uma vaga para psicólogo, mas recebem de um químico. Isso prejudica muitos candidatos que atendem as expectativas solicitadas, mas acabam algumas vezes sendo prejudicados por conta do excesso de e-mails enviado aos divulgadores.Outra coisa são os anexos, a maioria não aceita anexos (geralmente essa opção está bloqueada no computador dos receptores) por questões de segurança, a fim de evitar vírus. Olhe na sua caixa de Spam, verá que muitos e-mails com anexos são retidos. Atente para isso e quando pedirem para enviar no corpo do e-mail atenda.