13 de dez. de 2010

Demolição do Elevado da Perimetral

Beleza versus desperdício

Por Carlos André

É incrível como algumas ideias maravilhosas são engavetadas por falta de apoio e outras tão insensatas conseguem ir tão longe como essa da demolição do elevado da perimetral.

Não tenho nada contra o prefeito Eduardo Paes, até votei nele. E vi durante os últimos anos uma gestão com atividades negativas e positivas. Mas vamos lá, sei que o viaduto é feio e destoa da beleza que o Rio tem, mas gastar mais de R$ 3,5 bilhões, isso mesmo! R$ 3,5 bilhões com recursos de financiamentos conseguidos do FGTS para demolir uma obra que custou tanto dinheiro, que demorou praticamente 18 anos pra ser concluída, e abriga hoje o tráfego diário de 120 mil veículos contribuindo e muito para diminuir essa loucura que é o transito do Rio de Janeiro. Em minha opinião, é um grande desperdício em todos os sentidos.



Os projetos de construção de passagens subterrâneas,  mergulhões e reurbanização de ruas que visam substituí-lo, certamente devem ser realizados sim, deveriam inclusive  ser uma espécie de padrão a ser adotado, pois vivemos problemas demais na crescente de novos veículos e da população na cidade. Além, claro, da recuperação de diversos patrimônios históricos que estão incluídos.
Pra isso sim, sou totalmente a favor que devam ser gastos recursos, agora destruir o que já está feito, é útil e custou tanto a população é no mínimo lamentável, visto tantas coisas muito mais importantes a investir e que nós, o povo, precisamos tanto.

Certamente não impressiona em nada que arquitetos, engenheiros e profissionais da área de todos os lados apoiam a causa falando maravilhas e do quanto ficará bonita a obra, (com todo esse dinheiro, deveria virar a oitava maravilha) não seria porque ganharão fortunas com todo esse gasto? Nem quero imaginar quanto do nosso dinheiro será desviado nessas obras.
E o mais engraçado que falam tanto da questão estética, mas permitiram as obras da estação Cidade Nova e todo aquele trajeto construído recentemente pelo Metrô Rio com as mesmas “características horrorosas”, estreitando ruas e tapando paisagens. A obra foi muito importante para a população e tem seus pontos interessantes, mas no meu entender o metrô deveria ser totalmente subterrâneo, só não vi ninguém reclamando a respeito.



Bom, todo o processo já está quase concluído e se ninguém fizer nada eles vão realmente realizar a demolição de um acesso que facilita a vida de tanta gente. Existem vários projetos de revitalização do viaduto, muito, muito criativos, mas não entendo onde aquele discurso sobre reinventar e ser sustentável foi parar. Hã, o que disse? É mais fácil desviar dinheiro nas grandes obras? Pois é, acho que é isso mesmo!

Deixo aqui a minha insatisfação com essa ideia e minha decisão, caso essa obra seja concluída, é a de  exercer meu direito de não votar mais no Prefeito Eduardo Paes e nos políticos responsáveis por essa grande  e dispensável extravagância.